Brasil e a Nova Porem Velha Politica do Pão e Circo

A política do Pão e circo como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento. Com a sua gradual expansão, o Império Romano tornou-se um estado rico, cosmopolita, e sua capital, Roma, tornou-se o centro de praticamente todos os acontecimentos sociais, políticos e culturais na época de seu auge. Isso fez naturalmente com que a cidade se expandisse, com gente vindo das mais diferentes regiões em busca de uma vida melhor. Como acontece até hoje em qualquer parte do mundo, pessoas humildes e de poucas condições financeiras iam se acotovelando nas periferias de Roma, em habitações com conforto mínimo, espaço reduzido, de pouco ou nenhum saneamento básico, e que eram exploradas em empregos de muito trabalho braçal e pouco retorno financeiro.

Esses ingredientes, em qualquer sociedade são perfeitos para detonarem revoltas sociais de grandes dimensões. Para evitar isso, os imperadores optaram por uma solução paliativa, que envolvia a distribuição de cereais, e a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana.

cerca de dois milênios se passaram e a mesma estratégia que o imperador romano utilizou no antigo império romano está sendo utilizada pelo governo atual de uma forma tão visível e clara em plena crise econômica,instabilidade política e corrupção e todos os problemas de ordem governamentais como saúde,educação, segurança pública,aumento de impostos e até nos direitos trabalhistas conquistados no governo de Getúlio Vargas.
então hoje surgem em meios a vários problemas eventos de grande porte, como a copa do mundo,olimpíadas etc… “coincidentemente” esse governo populista de esquerda tem como principal fonte de arrecadação de votos o chamado bolsa família uma clara e descarada compra de votos, o povo então tem sua alma vendida por espetáculos e comida distribuída igual na época do antigo império romano, e como essa estratégia antiga e até mesmo tosca de dois milênios de anos atrás pode funcionar tão bem em pleno século 21 ? simples: uma nação desprovida de patriotismo,apegos morais e familiares,cultura, alienada politicamente e intelectualmente é igual ao um cão faminto de rua, o primeiro que vem e oferece um agrado e um pouco de comida já ganha seu amor e empatia,hoje uma nação que tinha tudo para ser uma nação forte,poderosa e respeitada hoje tem sua alma que é o povo parecendo um cão de rua desnutrido e fraco ignorado pelos maiores a espera de um salvador que lhe de abrigo e lhe tire o sofrimento , quando na verdade o poder de emergir está nele mesmo no caso na força do próprio povo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s